You are here

Recursos inteligentes para pontes rolantes

Tecnologias e aplicações comprovadas

Estas tecnologias foram desenvolvidas em condições reais para lidar com os desafios operacionais que os operadores de pontes rolantes do mundo inteiro enfrentam todos os dias. Todos os Recursos inteligentes podem ser aplicados a pontes rolantes novas e antigas.

Tecnologias de posicionamento e controle de carga para melhorar a segurança, produtividade e eficiência do operador de pontes rolantes

Nossos Recursos inteligentes de controle de carga foram projetados para melhorar a segurança e a produtividade do operador da ponte rolante, possibilitando a execução mais fácil de movimentos controlados e suaves na ponte rolante. A Konecranes oferece os seguintes Recursos inteligentes de controle de carga:

O CONTROLE DE ANTI-BALANÇO foi projetado para limitar automaticamente o balanço da carga controlando as taxas de aceleração e desaceleração da ponte e do carro. Esse Recurso inteligente ajuda no posicionamento preciso da carga e reduz o tempo dos ciclos de carga.

O AVANÇO A PASSOS permite movimentos incrementais muito precisos ao se aproximar do destino da carga. Ele pode ser ativado para movimentos de elevação e translação. Os incrementos do avanço a passos pode ser predefinido entre 2 e 100 mm.

A MICROVELOCIDADE permite movimentos muito lentos para melhorar o controle da carga. Pode ser ativado para todos os movimentos, transformando movimentos amplos da alavanca em movimentos precisos e lentos da carga.

A PREVENÇÃO CONTRA CHOQUE DE CARGA permite o içamento suave da carga. O acionamento da talha monitora a carga. Se ela for içada abruptamente, a velocidade de elevação é reduzida automaticamente até a carga ser levantada. Isso evita choques da carga e da ponte rolante, reduzindo o desgaste da estrutura de aço e das peças mecânicas da ponte rolante.

A PREVENÇÃO CONTRA CABO FROUXO é um recurso importante para a segurança e produtividade ao usar dispositivos de elevação, como vigas de içamento. Conforme a carga desce, o acionamento da talha detecta quando ela pousa e interrompe o movimento. Os cabos da talha não são afrouxados. Portanto, os cabos não deslizam para fora do bloqueio do gancho, e o dispositivo de elevação não se inclina.

Ao suspender uma carga simultaneamente com dois ganchos, a SINCRONIZAÇÃO DE ELEVAÇÃO supervisiona e controla os dois ganchos para que eles funcionem com a mesma velocidade, mesmo quando a carga não está equilibrada entre as talhas.

Quando uma carga é inferior à carga nominal máxima, a FAIXA DE VELOCIDADE ESTENDIDA possibilita maiores velocidades de elevação e descida. A faixa de velocidade de elevação disponível é estendida a partir da velocidade nominal. Esse Recurso inteligente reduz o ciclo de carga e o tempo de espera.

Controle Avançado de Posicionamento e Área da Carga para Obter a Máxima Produtividade e Eficiência

Os Recursos de controle de posicionamento e área ajudam o operador da ponte rolante a posicionar a carga com mais eficiência e precisão, além de adaptar a área de trabalho da ponte rolante ao layout físico de sua linha de produção.

O POSICIONAMENTO DO ALVO permite até 120 posições de alvo predefinidas e oito posições iniciais. O operador seleciona o endereço do alvo da carga e pressiona o botão de posicionamento do alvo. Enquanto o botão for mantido pressionado, a ponte rolante se direciona até a posição do alvo selecionado. A talha pode levantar a carga automaticamente até uma altura de deslocamento definida. Quando a carga alcança a posição do alvo, a talha desce a carga automaticamente até uma altura predefinida.

O POSICIONAMENTO FINAL foi projetado para acelerar o posicionamento fim da carga em uma coordenada X-Y. É especialmente útil em ciclos de trabalho que envolvem máquinas ou estruturas estacionárias, em que o operador deve posicionar cargas repetidamente nos mesmos locais. O operador pode definir até 16 posições finais. Quando a carga é movida para uma janela de posicionamento ao redor do alvo e o botão de "posicionamento final" é pressionado, a ponte rolante move a carga até o centro da janela. A partir daí, o operador assume o controle manual e desce a carga.

Os LIMITES DE TRABALHO podem ser considerados "paredes virtuais temporárias", nas quais a ponte rolante para automaticamente. Trabalhando com os controles, o operador da ponte rolante define um limite para o movimento do carro, da ponte ou da talha, criando assim uma parede virtual no sentido vertical ou horizontal. Dependendo da tarefa em questão, é possível definir vários Limites de trabalho para uma ponte rolante. Por exemplo, é possível proteger transeuntes em um passadiço temporário ou pessoas em um caminhão a ser carregado.

As ÁREAS PROTEGIDAS são áreas inacessíveis que o operador da ponte rolante não pode substituir ou ajustar. É possível definir até 16 áreas protegidas retangulares. Assim, você pode proteger a maquinaria de produção mais valiosa ou áreas de trabalho movimentadas de possíveis erros do operador.

Entre em contato conosco para conhecer os Recursos inteligentes que funcionam para sua ponte rolante nova ou já existente.