You are here

Inspeção da caixa de engrenagens de pontes rolantes e talhas

Inspeção da Caixa de Engrenagens

Uma ponte rolante tem vários componentes importantes: acoplamentos, bloqueios de gancho, hastes de gancho, cabos de carga, dispositivos de içamento, caixas de engrenagens e outros. Às vezes, é preciso fazer uma avaliação mais detalhada desses componentes, além das verificações que são feitas durante inspeções e manutenções preventivas regulares. 

Em vários países, as regulamentações exigem inspeções de caixas de engrenagens abertas. Confira as regulamentações locais, bem como os requisitos do fabricante original, para ver a frequência com que a sua caixa de engrenagens deve ser inspecionada. Ou ligue para a filial de serviços local da Konecranes Service para obter assistência.

Falha na Caixa de Engrenagens

Pontes rolantes que já foram bastante usadas ou que estão ativas há muitos anos podem desenvolver fadiga acumulada e outros problemas. Em condições extremas, uma falha na caixa de engrenagens pode causar acidentes graves, que resultam em queda de carga. Para a sua segurança, é recomendável fazer uma inspeção da caixa de engrenagens para determinar as condições das engrenagens da ponte rolante e dos componentes relacionados a ela.

A KONECRANES OFERECE DOIS TIPOS DE INSPEÇÕES DE CAIXA DE ENGRENAGENS:

Inspeção da Caixa de Engrenagens

Durante a inspeção, um especialista treinado fará uma inspeção visual dos componentes principais e avaliará o seu histórico de manutenção e inspeção para entender como a ponte rolante é utilizada. Geralmente, ele usa um endoscópio para verificar o nível de óleo e inspecionar o interior das caixas de engrenagens e as superfícies das engrenagens. Uma amostra de óleo pode ser coletada para análise de laboratório, a fim de detectar a presença de óleo queimado, partículas metálicas e outras possíveis causas para os problemas de funcionamento. Uma inspeção regular na caixa de engrenagens pode ser executada a qualquer momento em pontes rolantes com suspeita de falha. Se algum defeito for encontrado, uma inspeção avançada da caixa de engrenagens poderá ser recomendada para obter uma análise mais profunda.

Inspeção Avançada da Caixa de Engrenagens

Em uma inspeção avançada, a caixa de engrenagens é desmontada e os componentes internos são testados usando técnicas comprovadas de testes não destrutivas, como penetração de corante e borracha magnética. A inspeção avançada da caixa de engrenagens é recomendada para equipamentos com mais de dez anos, aplicações de ciclo e serviços pesados, engrenagens com anel fino ou design de raio soldado, equipamentos usados para usos diferentes do original, pontes rolantes de processos críticos e equipamentos com histórico desconhecido. Essa inspeção pode revelar pequenas falhas que não podem ser percebidas a olho nu, mas que poderão causar problemas no futuro se não forem corrigidas.

Agende a sua inspeção da caixa de engrenagens hoje mesmo

Normalmente, os componentes da caixa de engrenagens não são avaliados durante inspeções periódicas e outras inspeções de conformidade. Entre em contato com a filial da Konecranes Service mais próxima para agendar uma inspeção da caixa de engrenagens hoje mesmo.