You are here

Inspeção de cabo magnético RopeQ™

SEGURANÇA DO CABO DE AÇO

Durante toda a vida útil do cabo de aço, os cabos, os fios e o núcleo que formam o cabo de aço estão sujeitos a tensão, curvatura e abrasão. Se muitos desses cabos forem quebrados ou o núcleo for danificado, a força e a segurança do cabo ficarão comprometidas.

Durante uma inspeção típica, apenas os cabos e elementos mais externos do cabo de carga podem ser inspecionados visualmente. A tecnologia RopeQ™ e a metodologia de testes não destrutivos da Konecranes analisam a condição dos cabos internos, elementos e do núcleo do cabo de carga, que normalmente não são visíveis.

INSPEÇÃO DO CABO DE AÇO ROPEQ

O RopeQ é recomendado para qualquer aplicação de cabo de aço, sendo particularmente útil em pontes rolantes de processo utilizadas continuamente, pontes rolantes utilizadas apenas ocasionalmente, cabos especialmente difíceis de inspecionar visualmente e em inspeções pós-acidente.

A inspeção do cabo de aço pode ajudar a melhorar a segurança por meio da detecção de defeitos não visíveis. Com a otimização dos intervalos de substituição do cabo de aço no serviço de processo e outros equipamentos essenciais, é possível minimizar o tempo de inatividade e reduzir os custos de manutenção. Em algumas situações, cabos totalmente compatíveis e seguros podem ser substituídos devido à falta de dados precisos e completos sobre as condições do cabo.